MUITA FOLHA, POUCO FRUTO!





(as três árvores da frente na foto foram a origem da conversa)


Neste último sábado em conversa com o engenheiro agrônomo que nos orienta, eu perguntava porque algumas árvores frutíferas da propriedade não produziam seus respectivos frutos, qual não foi minha surpresa ao ouvir que a planta que está muito viçosa, cheia de vigor e folhas, exalando seu verdor, não produz fruto!!!

Como assim? Perguntei. Ele respondeu, as plantas produzem flores e frutos pela necessidade de perpetuarem suas espécies, então, se está tudo muito confortável para elas, não há a necessidade imperiosa de frutificar, sua espécie não está em risco...

Aconselhou-me então a causar algum sofrimento ás árvores para que isto as estimule a produzir fruto... nada exagerado, apenas pregar alguns pregos de forma que a árvore “perceba” a necessidade de se perpetuar.

Tal como as plantas, corremos o risco de estarmos com uma folhagem exuberante e sem frutos, os confortos e a acomodação com o curso da vida, nos dão a falsa sensação de segurança, e deixamos de nos importar com a perpetuação de nossa espécie... talvez estejamos necessitando uma dose de sofrimento!

Sofrimento é uma coisa que nenhum de nós deseja, mas observando minha própria trajetória, é perceptível como os tempos de  dor e sofrimento, geraram os períodos de maior frutificação e amadurecimento pessoal, teria muito que dizer a este respeito mas fica para outra conversa.

Salmo 119;71

Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse seus decretos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES