JÁ ERA ASSIM HÁ 3.000 ANOS.



Já há algum tempo estou impressionado com a atualidade deste texto do livro de Isaias. Escrito séculos antes de Cristo, mostra o estado da nação de Israel naquele tempo.
O paralelo com nossos dias é assustador…
Vejam vocês mesmos e tirem suas conclusões, fiz breves comentários entre parênteses para ilustrar o que está acontecendo.

Porque, eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tirará de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio; a todo o sustento de pão e a todo o sustento de água; (desemprego, falta de chuvas…)


O poderoso, e o homem de guerra, o juiz, e o profeta, e o adivinho, e o ancião,

O capitão de cinqüenta, e o homem respeitável, e o conselheiro, e o sábio entre os artífices, e o eloqüente orador. (mudança de talentos para o exterior, pessoas qualificadas saindo do país)

E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles.(uma vez que os homens de bem foram tirados, governantes agem como crianças, só enxergam seus interesses)

E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil contra o nobre. (desrespeito, ofensas, rixas)

Quando alguém pegar de seu irmão na casa de seu pai, dizendo: Tu tens roupa, sê nosso governador, e toma sob a tua mão esta ruína; (desespero por um salvador da pátria)

Naquele dia levantará este a sua voz, dizendo: Não posso ser médico, nem tampouco há em minha casa pão, ou roupa alguma; não me haveis de constituir governador sobre o povo. (homens de bem fugindo de suas responsabilidades)

Porque Jerusalém está arruinada, e Judá caída; porque a sua língua e as suas obras são contra o Senhor, para provocarem os olhos da sua glória. (leis e campanhas promovendo pecado, aborto, perversão sexual, )

O aspecto do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados, como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque fazem mal a si mesmos. (pornografia, cartilhas de educação sexual, mídia…)

Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras. (os mansos herdarão a terra, consolo para quem persevera em fazer o bem)

Ai do ímpio! Mal lhe irá; porque se lhe fará o que as suas mãos fizeram. (com a medida que medirdes vos medirão…)

Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas. (sem comentários)

O Senhor se levanta para pleitear, e põe-se de pé para julgar os povos. (o julgamento do Senhor virá, isto é certo, as consequências da perversão, por sí mesmas já são uma tragédia.)

O Senhor entrará em juízo contra os anciãos do seu povo, e contra os seus príncipes; é que fostes vós que consumistes esta vinha; o espólio do pobre está em vossas casas. (o fruto da corrupção oprimindo o pobre e enriquecendo os príncipes, pessoas antes intocáveis sendo presos...)

Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos. (o espanto do Senhor, perderam o juízo…)
Isaías 3:1-15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES