TOLERÂNCIA E PATERNIDADE

TOLERÂNCIA E PATERNIDADE
 por Dag Gabler |  postado em: Blogs |  9

Este texto data de 05/06/98, como já disseram, os dias passam devagar, mas os anos passam rápido, naquela época nossos filhos tinham 6, 4 e 2 anos respectivamente, hoje o mais velho com 24 já está casado, a do meio com 22 casa-se em janeiro do próximo ano e o mais novo com 19 está terminando o curso de tecnólogo… ou seja, já posso comprovar a prática do que escrevi então… espero que esta reflexão possa cooperar com os pais neste momento.
Num retiro de líderes ouvimos a seguinte frase, ”está em curso uma tremenda mudança cultural e a maioria dos cristãos estão desapercebidos, dentro de três ou quatro anos se perguntarão o que houve? Porque as coisas estão como estão? E a resposta será dada por uma palavra: TOLERÂNCIA”.
Dizia o irmão que muitos acordarão de repente sem entenderem como chegamos a tal ponto, sem se perceberem de que as muitas pequenas concessões feitas ao mundo e ao pecado acabaram por apagar todo o brilho de Deus em sua vida familiar e pessoal, esfriaram os seus relacionamentos, excluíram a santidade, Substituíram o Criador pela criatura. As maiores vítimas? Os filhos.
Somos insistentemente bombardeados pelo mundo tv, rádio, cultura, shows, imprensa etc… nos catequizam diuturnamente nos valores humanistas e temos tolerado. A ciência e a razão são passados como absolutos e não o são. Até a pregação da fé por vezes se contamina com cuidados humanistas, desviando-se do autor da fé para a criatura, fazendo concessões, amaciando o evangelho, ajeitando as coisas. TOLERÂNCIA.
Em nome da tolerância temos que aceitar divórcio, re-casamento, adolescentes e jovens “ficando”, experimentando drogas, bebida alcoólica, sexo, rebelando-se, namoro misto, homossexualismo, etc…Para ficarmos bem com todos não nos posicionamos com clareza, aceitamos o meio sim, o meio não, a dúvida, o homossexualismo, a avareza, a esperteza, a sensualidade, a exposição ostensiva do corpo etc…. VALORES MUNDANOS. I Jo, não ameis o mundo…Depois de aceitarmos em nossa mente estes desvios por anos, ficamos perguntando: o que aconteceu com os meus filhos? O que fiz de errado? Porque Deus não o salvou? Por causa da TOLERÂNCIA.
Ap. 2;20-23 (tenho contra ti o tolerardes…) é impressionante observar que neste caso, fica claramente exposto que o pecado dos pais estava causando a morte dos filhos, leia o texto completo e observe.
“O fim de toda esta tolerância pregada pelo mundo será a intolerância para com aqueles que não forem tolerantes”.
Vejamos o que a bíblia tem a nos dizer em
Ml 3 13-18, 4:1-6
– Uns se perguntam:
– De que valeu servir ao Senhor?
– É inútil.
– Os soberbos é que são felizes, os que cometem impiedade.
Aqueles que temem a Deus dizem:
– Falam uns aos outros – Deus os ouve.
– há um memorial diante dEle para os que O temem.
– Serão um particular tesouro e serão poupados.
Resultado:
– Verão de novo a diferença entre o justo e o injusto…
Ml 5-6 Enviarei o profeta Elias e ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais ….
Temos ouvido muitas angústias acerca de crianças, jovens e adolescentes, gostaria de fazer algumas considerações:
1- A tarefa mais importante de sua vida é fazer de seus filhos verdadeiros discípulos Ef 6:1,2. Esta tarefa é indelegável, insubstituível, impostergável, é árdua, mas também tremendamente compensadora. Você é o primeiro e maior responsável perante Deus. Quem reclama de seus filhos reclama de si mesmo.
2- Reconheça diante de Deus por completo as suas deficiências como pai. Pare de culpar Deus, a Igreja, os adolescentes, os amigos, etc… assuma a sua carga. Seja pai de seu filho enquanto um traficante não o adota. “Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam”.
3- Filhos em qualquer idade necessitam de direção, segurança, limites.
4- Se você não fizer a cabeça de seu filho, alguém o fará. Estudos indicam nos EUA que uma criança de 12 anos de idade assiste a 7000 horas de tv, e 5000 horas de aulas…. quantas horas de bíblia, oração e comunhão????
5- Quando eu era solteiro falava do propósito de Deus para os filhos e alguns não ouviam por que eu não era pai.
Casei-me, continuei dizendo as mesmas coisas, alguns não ouviam dizendo ele ainda não tem filhos.
Tive o 1° filho continuei dizendo as mesmas coisas, e não ouviam porque ele ainda era bebe.
Tive a 2° filha e diziam, vai ver quando tiver 6,7 anos
Tive o 3° e diziam, vai ver quando forem adolescentes
E assim sucessivamente. Será que para ministrar sobre roubo eu teria que ter sido ladrão? E sobre drogas? Prostituição? Etc….O fato de não termos vivenciado estas coisas nos torna inaptos a ministrar alguém que esteja nelas???
Interessante é que sempre que posso procuro irmãos que tenham filhos mais velhos e sejam bênção e pergunto como fizeram, o que não vejo aqueles argumentadores fazerem.
Quero dizer a quem usa este tipo de argumento.
a- O que muda um homem não é a experiência de outro, mas a aplicação da Palavra de Deus em sua vida portanto este argumento é carnal.
b- Ao argumentar desta maneira você está profetizando maldição sobre a vida do seu irmão, ainda que inconscientemente. Ainda bem que a maldição sem causa não se cumpre…..
6- O engano da desculpa da maldição de família.
a- Quando você foi batizado passou a fazer parte de uma nova família, portanto as maldições passadas foram aniquiladas por Cristo, tome posse do que é seu.
b- Você agora é o primeiro de mil gerações de abençoados….
c- Não precisamos ficar revirando o passado (psicanalise, regressão) para descobrir coisas.
d- Cuide do presente e do que você estará deixando para o futuro de seus filhos.
e- Aquilo que Deus te revelar do passado precisa ser confessado, deixado e restituído.
f- O teu futuro depende do que você fizer à partir de hoje, muito mais do que do seu passado.
7- O engano do estou fazendo tudo certo e não muda. A Palavra de Deus à maneira de Deus sempre funciona. Muitos pais se enganam achando que estão fazendo tudo certinho, mas são inconstantes, desapercebidos, não demonstram afeição, são incoerentes, obscuros, preguiçosos, etc… no fundo não estão fazendo da maneira de Deus. NÃO EXISTEM FILHOS PROBLEMA, EXISTEM PAIS PROBLEMÁTICOS.
8- O melhor método de ensino é o exemplo: OBEDEÇA. Se há muitos jovens vazios deve ser porque muitos adultos não estão transbordando.
9- Não dê coisas, dê de si mesmo. Há uma história de um filho que pede dinheiro ao pai e depois quer comprar a sua hora de trabalho.
10- O marido que reclama da esposa na verdade reclama de si mesmo, pois a ele cabe a tarefa de apresentar a esposa santa e sem defeito perante ele mesmo… A melhor coisa que o pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles, e a mãe, respeitar o pai deles. Ef 5:26
Lembremos que toda a família tem sua origem em Deus que é Pai, Ele nos deu a incumbência de apresentarmos nossas famílias a Ele, concedeu-nos o privilégio da paternidade, acheguemo-nos a Ele pois, e dele receberemos toda a instrução e graça necessárias a esta sublime tarefa.

Compartilhe isso:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES