O tesouro e o coração


O tesouro e o coração

O que é um tesouro??? Qualquer ser ou coisa que para nós tenha um especial valor, incluindo pessoas, objetos, ideias, ideais, sentimentos, entendimentos, relacionamentos etc,etc, etc...

Como saberei qual é o meu tesouro??? Quando alguma situação colocá-lo em ameaça. A possibilidade real ou imaginária de que algo possa acontecer ao meu tesouro, desencadeará em meu ser uma  reação em cadeia, colocando-me em estado de alerta para proteger o meu tesouro, e farei qualquer esforço necessária para isto. Também tem um outro jeito, é só saber onde está o meu coração, lá estará o meu tesouro. O meu coração (atenção, cuidado, interesse, paixão, desejo...) sempre estará junto do meu tesouro, afinal o que dá valor ao tesouro é o meu coração, e não faz nenhum sentido ele valorizar algo e não estar apegado a isto.

Li num livro de Brennan Manning a história de um monge trapista que fizera um voto de pobreza e todos os seu pertences se resumiam a uma cumbuca de barro da qual ele se utilizava para comer e beber, todos se admiravam do desprendimento e renúncia deste homem. Certa ocasião em um evento a cumbuca caiu e se quebrou, este homem ficou profundamente abalado e reagiu com muita intensidade ao fato, os demais presentes se admiraram e ponderaram, era apenas uma cumbuca de barro sem nenhum valor!!! O monge reagiu irado dizendo, vocês não estão entendendo, esta cumbuca era TUDO, TUDO, o que eu tinha!!!

O valor do tesouro para alguém é algo absolutamente pessoal, como no livro o Pequeno Príncipe o escritor relata um planeta em que havia apenas um homem e uma rosa, da qual o homem cuidava com extremo zelo e admirava profundamente a sua rosa, o pequeno príncipe diz ao homem que perguntara o porque a rosa era tão importante para si: “foi o tempo que você gastou com a sua rosa, que a fez tão importante para você”...

Não existe nenhuma possibilidade de mudança na vida de uma pessoa sem que haja uma mudança no seu tesouro, o tesouro determina toda a existência da pessoa, tudo estará necessariamente girando em torno dele, Paulo dizia “ o que para mim era lucro, agora considero perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo”, ou seja tudo aquilo que era tão atraente para Paulo, agora perde seu brilho diante de tamanha glória que ele encontrara. Toda a mudança ocorrida na vida de Paulo é decorrência desta troca de tesouro, agora seu coração encontrara um novo objeto de valor, e tão grande era este valor para ele, que prontamente ele deixa todo o seu pretenso tesouro anterior por um novo tesouro, pelo qual ele desgastou toda a sua vida sem titubear!!!


Na verdade o que Jesus nos diz é que nosso coração sempre seguirá o nosso tesouro, então se quisermos ter um novo coração, tratemos de encontrar um novo tesouro, superior aos anteriores, assim que encontrarmos tal preciosidade, não teremos qualquer dificuldade em pagar o preço necessário por ela. Por isto não fique tão preocupado onde ou como está o teu coração, ele está bem ali, onde está o teu tesouro e ele estará em tudo idêntico ao teu tesouro, nem mais nem menos, pois se o nosso coração está onde está o nosso tesouro, a cada dia seremos mais e mais parecidos com o tesouro. E o teu tesouro onde está???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

CABRESTOS E ANTOLHOS.

VOZES