O QUE É O MEDO?



O que é o medo?

Assistindo ao filme “depois da terra”, deparei com uma cena na qual o pai conta ao filho como havia perdido o medo da “ursa” e assim se tornado invisível a ela. Achei bastante interessante a definição de medo apresentada. 

“O medo não é real, o único lugar onde o medo pode existir é em nossos pensamentos sobre o futuro, é um produto de nossa imaginação, que faz que tenhamos medo de coisas que não existem no presente e que talvez nunca venham a existir , é quase uma loucura. O perigo é real, mas o medo é uma escolha nossa...”

“O medo é a fé no fracasso.” (Livro Homem ao máximo)

Quantas vezes temos nos escondido e fugido de situações por puro medo, medo do desconhecido, medo do escuro, medo da punição, medo da exposição, medo do fracasso, medo da rejeição, medo do futuro, medo dos homens, medo de Deus, medo da decepção, medo...

Diante do medo, nossa respiração muda, o coração palpita, as pernas tremem, as mãos desfalecem, nosso coração desmaia, o medo nos derrota antes que o perigo chegue... nossos adversários conseguem perceber os sinais de nosso corpo emitidos devido ao medo. Por isto tentam se passar por gigantes, invencíveis, intransponíveis... quem disse que são o que afirmam ser??? O medo!!!

O medo é um mau conselheiro, nos colocará sempre na posição de fuga, nunca na de lutar, pode até levar a uma agressão mas nunca a uma reação equilibrada, justa.

O medo paralisa, acovarda, inibe, impede a ação, não permite sequer  a tentativa de acertar, e se porventura algum dia tentar fazer algo e der errado dirá, não te disse???

Existe um tipo de sentimento que chamamos de medo, que é necessário e benéfico, que é o instinto de preservação, nos leva a tomar ações rápidas no sentido de escapar do perigo real, mas observe a sua existência é com o propósito de evitar situações REAIS, e não imaginárias.

Imagine o texto de Hb 11 substituindo a palavra fé pela palavra medo; por seu medo Abrãao... por causa do medo Davi...  seria um desastre.

Por isto quando Moisés diz a Josué que o sucederia, dá um conselho simples: não temas, sê forte e 
corajoso...

O antídoto para o medo é a fé, “não temas, crê somente”...

Outra maneira de se livrar do medo é ser aperfeiçoado no amor;

 IJo 4.18   No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. 

Em relacionamentos onde o amor é aperfeiçoado, não há lugar para o medo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES