Como se forja um amigo?

Como se forja um amigo?
O que é necessário pra se encontrar um tesouro como este?

Ao contrário do que a modernidade insiste em nos impor, amigos não são gerados pelo acaso, nem por empatia ou simpatia. Segundo o livro de provérbios de Salomão, amizade fraterna (mais que um irmão) é gerada na angústia compartilhada.

Nossos dias são marcados pelo combate veemente e indiscriminado à angústia. Ninguém deseja estar angustiado e, por isso, se cerca de recursos e distrações suficientes para que isso não os alcance, logo, a possibilidade de se gerar ou descobrir amigos verdadeiros é neutralizada.

Ao contrário do que o humanismo moderno nos ensina, amigos fraternos (mais que amigos e mais que irmãos) são fruto de minha decisão pessoal. Eu decido ser amigo de alguém e supri-lo no que ele necessitar. Isso nada tem haver com o suprimento de minha necessidade em primeiro plano.

Outra mentira comum é que só é possível haver amizade se houver reciprocidade. Segundo o Evangelho de João, no capítulo 3, versículo 16 é justamente o contrário. Eu desejo, fortemente, ser amigo de alguém e por isso eu dou o melhor do que eu tenho, sem esperar algo em troca.

Enquanto fomentarmos amizades com base em sentimentos e 'feeling' teremos relacionamentos superficiais e colheremos os frutos disso. Enquanto mantivermos relacionamentos com base em sentimentalismos e feridas pessoais ou com base em hierarquia sistemática, nada experimentaremos da Fonte de Água Viva.

Jesus nos orienta em Lucas 16, não à converter pessoas às nossas idéias, mas a fazer AMIGOS que nos recebam nas MORADAS ETERNAS.

Enfim, à exemplo de Cristo Jesus, amizade verdadeira passa por:
1. Eu decidir dar a minha vida em serviço ao meu amigo fraterno, independente da recíproca;
2. Eu decido manter-me fiel a esta amizade, mesmo quando meu amigo não for capaz de sustentá-la;
3. Eu decido negar meu conforto pessoal e me aproximar do outro e com isso construir (isso é lento, pois não é produzir) uma amizade.
4. Eu decido ver no Eterno o meu primeiro amigo íntimo e por causa desta amizade, me afeiçoo à outros.

Uma ótima tarde aos verdadeiros amigos que tenho feito,
No amor do nosso Primeiro amigo...
Erick Couto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES