ARTE E BÌBLIA





Assisti a este vídeo, gostei muito da criatividade e da qualidade do mesmo. Estou postando como um estímulo ao pensamento acerca da arte e o que podemos desfrutar dela, se nos despirmos dos preconceitos religiosos a que temos nos sujeitado.
Aproveito para incluir algumas frases de Francis Schaeffer, um escritor do século passado, pensador profundo e de quem muito recebí através de livros, aliás altamente recomendáveis.

FRANCIS A SCHAEFFER – ARTE E BÍBLIA

“A ARTE TEM VALOR EM SI MESMA” – mesmo sendo óbvio, muitos cristãos não a reconhecem.

“A arte não é algo que meramente analisamos o valor por causa do seu conteúdo intelectual. É algo para ser desfrutado”.

“A arte tem valor porque a toda obra de arte representa um trabalho criativo e a criatividade tem valor porque Deus é criador. A criatividade tem valor porque Deus é criador”.

 “A arte faz parte da condição humana. A criatividade constitui um aspecto de distinção entre humano e não humano”.“A criatividade está intrínseca na nossa condição humana” .

“O criador repartiu talentos e habilidades entre todos os seres humanos”.“A arte tem valor como criação porque o homem é feita a semelhança de Deus e assim pode... criar”.

“O cristianismo e sua arte, podem encontrar o tema menor: o homem está perdido, e vive uma existência anormal”.

“A criação de Deus – as montanhas, as árvores, os pássaros e seus cânticos, o
homem a mulher e seu amor mútuo – representa um tema para arte não especificamente religiosa”.

“A arte cristã é a expressão da totalidade da vida da pessoa completa; é o homem total, totalmente considerado. O cristão tem de expressar em sua arte a totalidade da vida.”

“Não temos produzido arte cristã porque temos esquecido muito do que o cristianismo afirma acerca da arte e da criação de Deus”.

Assim, a pessoa que realmente ama a Deus, que trabalha sob o senhorio de Cristo, pode escrever sua poesia, compor música, confeccionar instrumentos musicais, esculpir estátuas, pintar telas - mesmo que ninguém jamais veja. Ela sabe que Deus vê.

A busca pela excelência também é uma maneira de louvar a Deus.

Portanto, a primeira razão para valorizarmos a criatividade é que Deus é o Criador. Em segundo lugar, uma obra de arte tem valor como criação porque o homem é feito à imagem de Deus e, portanto, pode não apenas amar, pensar e sentir emoções - ele tem também a capacidade de criar. Tendo sido feitos à imagem do Criador, somos chamados à criatividade...

...A criativida é intrínseca à nossa hominalidade.

A distinção é que Deus, por ser infinito, pode criar as coisas a partir do nada, por meio de sua palavra falada. Nós, por sermos finitos, conseguimos criar somente a partir de algo previamente criado.

O artista cristão deve ter sempre em mente a lei do amor em um mundo imerso na destruição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES