PROCURAR SEMPRE OS LUGARES MAIS BAIXOS E QUE OFERECEM MENOR RESITÊNCIA...


“Procurar sempre os lugares mais baixos e que oferecem menor resistência, tem feito todos os rios e alguns homens tortos”

No caso dos rios este percurso foi estabelecido de propósito, e traz inúmeros benefícios à região em que está, quanto mais longo o percurso, mais terra influenciada por sua passagem.

O homem por sua vez foi criado por Deus á sua imagem, para ter domínio sobre a terra, e não para se adaptar à quilo que lhe é mais confortável.

Esta escolha pelo mais fácil na vida de um “homem”, o levará a inúmeras voltas e desvios desnecessários e que consumirão os seus recursos, principalmente o único recurso não renovável, que é a sua vida (tempo).

Dada a sua natureza e propósito, o rio pode e deve se dar a este princípio de ação pelo menor esforço, trazendo enormes benefícios aos que estão às suas margens, afinal ele estava aqui antes de nascermos, e se não o destruirmos, ele continuará aqui depois de partirmos...

Nossa vida nesta terra, diferentemente do rio, tem prazo de validade, o que não permite nos entregarmos à prática do rio.

Quando Deus cria algo, Ele o faz com um propósito, quando nós criamos um produto, o fazemos objetivando um determinado fim, ou seja, primeiro nós vemos a necessidade e utilidade, depois desenvolvemos o produto.

A família foi projetada por Deus, antes de ser efetivamente criada.

Deus fez homem e mulher e os projetou para viver em família e deu as linhas mestras de como isto se faria na prática.

Nós não somos obra do acaso, criados por tentativa e erro, nossa vida foi criada com propósitos.

A coisa funciona assim: 
1- Temos um propósito.
2- Traçamos um plano para alcançá-lo (visão).
3- Criamos os meios para isto.

Ninguém produz um objeto, para depois se perguntar para que serve.

Muitos iniciam a vida familiar sem conhecer o seu propósito, eis a razão de tantos problemas, de igual modo geram filhos, mas não conhecem o propósito para isto, por isto tem tantas dificuldades em compreender a instrução e a disciplina do Senhor, ficam sem saber o que fazer depois que os filhos nascem e vão seguindo o curso do menor esforço. Criar filhos não é difícil, mas é trabalhoso. Quando minha esposa e eu desejamos ter filhos, já tínhamos uma clara visão do que desejávamos alcançar em suas vidas, isto deu a direção das ações que tomamos.

"Quando o propósito é desconhecido, o abuso é inevitável."

Na vida da família, muitas vezes nos encontramos em um destes desvios ocasionados pela busca do mais fácil.

Quando criança gostava de brincar com a água n quintal, fazendo represas e observando o curso da água morro abaixo, quando a água era pouca, ela não chegava ao final do seu destino, seus inúmeros desvios acabavam por consumir toda a água e ela se perdia.

Tempo é dinheiro, dizem as pessoas, isto é falso, na verdade dinheiro é a expressão monetária do tempo, tudo que você tem pode ser medido em tempo de seu trabalho, ao invés de valor monetário (dinheiro), talvez esta mudança de conceito nos ajude a mudar algumas prioridades na vida...

Algumas situações em que temos seguido a lógica das águas...
1- Às vezes gastamos nossas vidas em atividades monótonas e sem sentido, por falta de coragem de encarar desafios.
2- Permitimos e convivemos com situações que não concordamos para evitar o desconforto do confronto.
3- Não instruímos nossos filhos adequadamente devido ao trabalho que isto dá.
4- Baixamos padrões que sabemos serem de Deus em nossa vida para ficar bem com as pessoas.
5- Homens abdicam de seu papel de sacerdote, profeta e rei , para ficar no seu comodismo, depois reclamam dos resultados e ainda culpam a mulher que Deus lhes deu...
6- Aceitamos as imposições da cultura reinante para  evitar os desgastes...
7- Permanecemos anos em funções que não acrescentam muito à nossa vida e à de outros pela busca por segurança e estabilidade.
8- Desistimos de nossos sonhos pela indisposição de enfrentar os obstáculos.

Os obstáculos na vida são inevitáveis, "no mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo", Jesus sabia que as dificuldades viriam e nos deu o antídoto para isto, ânimo, baseado em seu modelo.

Lembre-se, o único recurso absolutamente não renovável e democraticamente concedido em igualdade de condições a todos, é o tempo, todos dispomos de 24 hs por dia, em toda a terra e em todo o tempo.

O seu dia à dia é a exata expressão das suas crenças, "mostra-me a tua fé sem as obras, e eu pelas minhas obras te mostrarei a minha fé.."(Tg)

O Reino de Deus transforma a vida de homens e mulheres, é tempo de mudança de crenças em nosso coração.

Lembre-se: o homem é o que ele pensa, e não o que ele pensa que é...

Comentários

  1. Obrigado pelo post.
    Glórias a Deus pelo conteúdo edificante.

    ResponderExcluir
  2. Dag meu amigo, pastor e conselheiro. Agora também escritor e pensador. Porque não dizer filosofo? Pois sempre inqueridor e observador. Mas com uma diferença, sempre buscando em Cristo, a fonte de todo saber, as respostas mais simples e objetiva para todos os dilemas do homem.E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. 1 João 2:20
    Te amo meu amado é muito bom te-lo por perto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RELIGIOSO, EU ???

TENDE BOM ÂNIMO!

VOZES